(Des) Cultura Geral!




O nível de Cultura Geral está a diminuir cada vez mais em Cabo Verde. É o que mais me preocupa nesta crise global. O sistema educacional não ajuda, os jovens estão abandonados pelos pais e só lhes interessa o que aprendem na escola (de forma limitada, diga-se de passagem). Não sabem nada sobre teatro, cinema, não conhecem a música do seu país, não sabem em que ano Cabo Verde foi descoberto, desconhecem a existência de um tipo chamado Amílcar Cabral, não sabem quem é o Ministro da Educação de Cabo Verde e só ouvem falar de Jesus Cristo, por acaso.


A cultura à asneira e ao mau gosto tornou-se a nossa bandeira e os que mais lutaram contra esse flagelo começam a morrer.


Frente a esse cenário só me resta pedir por socorro!

Comentários

Unknown disse…
Como te compreendo, Neu. As últimas experiências que tenho tido como professor de português desanimaram-me de tal modo que nem sei bem o que fazer. Como trabalhar, por exemplo, aspectos da polissemia das palavras com quem não sabe distinguir um verbo de um substantivo. Para além dos factores que mencionaste, parece-me que há também uma falta de empenho e de interesse gritantes. Abraço.

Mensagens populares