José Saramago está a escrever um novo livro




Galardoado com o Nobel da Literatura em 1998, o escritor José Saramago, de 86 anos, revela no seu blogue http://caderno.josesaramago.org que está a escrever um novo livro, recusando-se, para já, e ao contrário do que é habitual, a revelar o título da obra.

No curto texto, Saramago apenas diz que o título é só uma palavra, a qual contaria, só por si, toda a história. “Costumo dizer que quem não tiver paciência para ler os meus livros, passe os olhos ao menos pelas epígrafes porque por elas ficará a saber tudo. Não sei se o livro em que estou a trabalhar levará epígrafe. Talvez não. O título bastará”, escreve o escritor, cujo mais recente título, “A Viagem do Elefante”, tem sido um dos mais vendidos neste final de ano nas livrarias portuguesas.

Saramago chegou a afirmar que “A Viagem do Elefante” talvez fosse o seu último livro. Mas, ao que parece, o autor está totalmente recuperado de uma grave doença que o acometeu no ano passado e ultrapassou a dúvida: “Estou às voltas com um novo livro”.

“Quando, no meio de uma conversação, deixo cair a notícia, a pergunta que me fazem é inevitável (o meu sobrinho Olmo fê-la ontem): e qual vai ser o título? A solução mais cómoda para mim seria responder que ainda não o tenho, que precisarei de chegar ao fim para me decidir entre as hipóteses que se me forem apresentando (supondo que assim seria) durante o trabalho. Cómoda, sem dúvida nenhuma, mas falsa. A verdade é que ainda a primeira linha do livro não havia sido escrita e eu já sabia, desde há quase três anos (quando a ideia surgiu), como ele se iria chamar”, revela Saramago no blogue.


in: asemana online

Comentários

Mensagens populares