Casos suspeitos de dengue em Cabo Verde ascende a 3.367




Até domingo, 25, o Ministério da Saúde tinha registado 3.367 casos suspeitos de dengue na cidade da Praia, no Maio, em São Filipe, nos Mosteiros e na Brava. Entretanto o MS ainda não pôde precisar quantos casos correspondem à doença.


Ontem foram diagnosticados na Praia dois casos suspeitos de febre hemorrágica da Dengue, que se encontram em tratamento, no Hospital Agostinho Neto. O HAN já fez as colheitas de produtos biológicos desses doentes para confirmação.

“Uma vez a etiologia confirmada e com a definição do perfil clínico, vai ser possível, doravante, informar a evolução da epidemia de Dengue em Cabo Verde”, diz o MS, em comunicado.

O governo accionou as medidas que se impõem em casos de epidemia, nomeadamente a criação de uma Comissão Nacional de Luta anti-vectorial, a preparação das estruturas sanitárias para atender os pacientes, a mobilização das Câmaras Municipais para melhorar o saneamento básico, bem assim uma campanha de sensibilização da população sobre os cuidados a ter.

De notar ainda a presença em Cabo Verde de duas missões técnicas da Organização Mundial da Saúde (OMS ), que estão a apoiar o Ministério da Saúde na luta contra as epidemias da gripe A (H1N1) e de dengue.

O Ministério da Saúde apela, uma vez mais, à população, às instituições e à sociedade em geral, para se empenharem no combate ao mosquito, "a principal e a mais eficaz forma de travar a epidemia".


in: asemana online

Comentários

Mensagens populares