Paulino Dias seleccionado para programa de potenciais líderes africanos




Do jornal online "A Semana" chega a notícia abaixo. Muitos parabéns para ti, amigo Paulino. Um grande abraço!

O economista cabo-verdiano Paulino Dias, mestre em gestão global, é o primeiro e único cabo-verdiano seleccionado para participar no programa “Leadership em África”. O programa é da Fundação African Leadership, apadrinhado pelo Arcebispo sul-africano, Desmond Tutu, junto com a Universidade de Oxford (Inglaterra) para identificar potenciais líderes africanos.


O objectivo do programa, de acordo com Paulino Dias, é identificar potenciais líderes africanos, com idade compreendida entre os 25 e os 39 anos, nos mais diversos ramos de actividades: negócios, governação e/ou da sociedade civil. “As candidaturas são propostas pelas autoridades de cada país. Caso a nomeação seja aceite, como aconteceu comigo, a pessoa é convidada a candidatar-se. Apresentei as minhas referências e passei por duas fases de selecção”, garantiu o economista ao asemanaonline.

Na primeira fase, prossegue o nosso entrevistado, foi escolhido para um "short list" de 40 pessoas e, na segunda fase, foram seleccionados apenas 20 dos nomeados. E essa escolha abriu a Paulino Dias as portas para participar numa conferência na África do Sul, mais precisamente na cidade de Cape Town, entre os dias 18 a 26 de Abril.

“O programa tem um componente que é desenvolvido na África do Sul. Durante uma semana os eleitos desenvolvem projectos de liderança. Depois prosseguem o trabalho através de uma rede on-line. Aliás, boa parte dos trabalhos são feitos on-line”, explica Paulino Dias.

A próxima fase do programa será desenvolvido em Inglaterra, mais precisamente em Oxford, no próximo mês de Setembro. “O propósito deste programa é capacitar potenciais líderes africanos de diversas áreas e colocá-los em contacto. É uma forma de reforçar essa rede de contacto entre os jovens líderes africanos”, revela Paulino Dias, que é o primeiro representante de Cabo Verde neste programa.

Em 2008, o programa recebeu mais de 144 nomeações de 18 países diferentes da África para ocupar os 22 lugares disponíveis. Paulino Dias é um dos 20 eleitos para participar da edição 2009 do African Leadership.

Paulino Dias nasceu a 21 de Setembro de 1976, em Fajã Domingas Benta, Santo Antão. Licenciou-se em Economia no Brasil, é pós-graduado em Gestão de Empresas e mestre em gestão global pelo ISCTE/ISCEE. Foi director de Marketing da Shell e actual admnistrador da Caixa Económica de Cabo Verde.

O African Leadership Institute apoia o governo, mais precisamente o gabinete do primeiro-ministro e o Ministério da Economia, Crescimento e Competitividade na formulação de estratégias e organização de fóruns nacionais.

Constânça de Pina

Comentários

Mensagens populares