O que me entristece...




Sinto-me triste e, ao mesmo tempo, fulo da, sabendo que há uma grande movimentação no sentido de conseguir que a Cidade da Praia adquira um tal de "Estatutio Especial". Pergunto agora: o que é isso de estatuto especial? Praia não tem um estatuto especial? Não é ela a Capital de Cabo Verde? Casta de côs ê êss? Isso não tem lógica nenhuma. Todos os cabo-verdianos deveriam ter orgulho de ter Praia como capital de Cabo Verde, o que é conseguido através de muito trabalho. O que quero dizer é que nós devemos trabalhar para que nos orgulhemos de ter Praia como capital e, por sua vez Praia, digo, o governo, deve trabalhar no sentido dos cabo-verdianos terem esse orgulho. Trabalhar para a Praia, não se esquecendo do Mindelo, de S. Filipe, de Assomada e de Porto Novo, e nem se esquecendo de Sal, Boavista, S. Nicolau, Maio e Brava (da última ilha, nem se fala).

Pergunto então:

- Há quantos anos Sal está à espera de um Hospital?

- Quando será solucionado, de uma vez por todas, o problema de ligação e comunicação da abandonada ilha Brava?

- Boavista teve uma evolção estrondosa, mas não está bem visível que há aí uma bomba prestes a explodir?

- Porto Novo já é cidade. Mas quais são as ligações que a farão evoluir?

- Não se fala da ilha do Maio tanto quanto se fala de Santa Luzia?

- Para quê essa grande preocupação de retirar o título de capital cultural a Mindelo se esse título não foi conquistado (S. Vicente nasceu com esse título, que foi impulsionado pela história do seu porto, e construído por todos os cabo-verdianos, e não só)?
- Cabo Verde não é um país formado por dez ilhas? (se não for, cada ilha devia proclamar sua independência, ou o Norte que se separe do Sul )


Enquanto isso há o crescimento de um grupo chamado Pró-Praia que só conhece o "Venha a nós..." e é uma grande inspiração ao bairrismo, birrismo esse para o qual os mindelenses estão nas tintas.

O que mais me dói é ver S. Vicente ajudar a Praia (no que pode), ver a Praia crescer e ver-se cada vez mais votada ao abandono.

É triste ouvir da boca de muitos filhos de S. Vicente que vieram passar um tão almejado final de semana na sua ilha natal e voltaram à capital decepcionados com o que viram. Mas é mais triste ainda saber e ver que nada fazem para ajudar a reverter a situação. Mais ainda, muitos repudiam S. Vicente e dizem que nada mais têm que fazer aqui, a não ser passá sábe.

S. Vicente está no marasmo, muito graças ao sono profundo dos seus habitantes.

Comentários

Meu querido Néu, faz tempo que não leio uma crônica sincera nesta terra. Finalmente e parabéns. Mas sem nenhuma ponta de bairrismo!!!
Anónimo disse…
Apetece-me agora um digestivo...
Agradável surpresa esta tua ousadia.
De hoje e diante, conte que vais ter-me contigo, nos rastejos das tuas divulgações.
DJ

Mensagens populares