Ainda acerca de Saramago


Na edição do Março Mês do Teatro 2006 tive a oprtunidade de assistir à projecção de um fnatástico documentário entitulado Ensaio Sobre o Teatro, sobre uma peça de Teatro do Grupo O Bando baseado na obra de José Saramago, Ensaio Sobre a Cegueira.
Não é que percebo então que este ano se estreou a adpatação cinematográfica da mesma obra?

Não havendo cinema nesta cidade, contenta com as informacões deste Botequim Confira, então:



Ensaio Sobre a Cegueira


Sinopse

Uma inédita e inexplicável epidemia de cegueira atinge uma cidade. Chamada de "cegueira branca", já que as pessoas atingidas apenas passam a ver uma superfície leitosa, a doença surge inicialmente num homem no trânsito e, pouco a pouco, se espalha pelo país. À medida que os afectados são colocados em quarentena e os serviços oferecidos pelo Estado começam a falhar, as pessoas passam a lutar por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primários. Nesta situação a única pessoa que ainda consegue ver é a mulher de um médico (Julianne Moore), que juntamente com um grupo de internados tenta encontrar a humanidade perdida.

Ficha Técnica

Título Original: Blindness

Género: Drama

Duração: 120 min

Realização: Fernando Meirelles

Argumento: Don McKellar, baseado num livro de José Saramago

Produção: Andrea Barata Ribeiro, Niv Fichman e Sonoko Sakai

Música: Marco Antônio Guimarães

Fotografia: César Charlone

Direcção Artística: Joshu de Cartier

Guarda-roupa: Renée April

Montagem: Daniel Rezende

Elenco

Mark Ruffalo; Julianne Moore; Yusuke Iseya; Yoshino Kimura; Alice Braga; Don McKellar; Maury Chaykin; Danny Glover; Gael Garcia Bernal; Susan Coyne; Sandra Oh; Billy Otis; Joe Pingue; Douglas Silva; César Brasil de Luna; Alexandre Tigano





Curiosidades

- O produtor Niv Fichman teve interesse em adaptar o livro "Ensaio Sobre a Cegueira" para o cinema em 1999, quando ele e o argumentista Don McKellar viajaram às ilhas Canárias para conversar com o autor José Saramago. Uma das exigências feitas por Saramago para vender os direitos de adaptação é que no filme não fosse possível reconhecer em qual país a história se passa.

- Foi o filme de abertura do Festival de Cannes 2008.

- José Saramago foi convidado à première de Ensaio Sobre a Cegueira em Cannes, mas seus médicos proibiram-no de viajar. Desta forma o realizador Fernando Meirelles foi até Lisboa para lhe mostrar o filme.

- O orçamento de Ensaio Sobre a Cegueira foi de US$ 25 milhões.

Comentários

Mensagens populares