Corrupçao - Cabo Verde entre os melhores paises de Africa



A Transparency International acaba de divulgar o seu relatório do seu estudo sobre a corrupção internacional. Nisso, há aqueles países que parecem não ter cura, por várias razões, incluindo as económicas, de segurança, etc.

Cabo Verde melhorou em dois lugares no índice global de corrupção, passando da 49ª para a 47ª posição, com 5,1 pontos, posição que partilha com a Costa Rica, Hungria, Jordânia e Malásia. De realçar ainda que Cabo Verde está entre os três melhores de África, juntamente com Botswana e Ilhas Maurícias.

O Brasil vem logo a seguir a Cabo Verde entre os estados lusófonos melhor classificados, anota a agência Lusa. A 80ª posição conseguida em 2008, no entanto, revela uma queda de oito posições em relação a 2007, mantendo contudo o mesmo número de pontos (3,5).

Enquanto Moçambique caiu 15 posições na lista e perdeu 0,2 pontos, ocupando agora o 126º lugar, Angola e Guiné-Bissau perderam 11 lugares, ocupando agora a posição 158, uma queda que se registou igualmente na pontuação dos dois países, que passou de 2,2 para 1,9 pontos.

Angola e Guiné-Bissau têm agora a mesma classificação que o Azerbaijão, Burundi, Gâmbia, Congo, Serra Leoa e Venezuela.
O estudo integra 180 países e classifica a Dinamarca o país mais transparente. Nova Zelândia e Suécia também estão entre os melhores, enquanto que a Somália é o último país da lista. Recorda-se que a Somália está mergulhado numa profunda crise humanitária marcada pela guerra e uma inflacção cujos índices já ultrapassam os 1000%.
Uma nota negativa em relação ao continente africano é o facto de, em 47 países, 30 apresentarem um forte índice de corrupção.

A presidente da Transparency International, Huguette Labelle, destacou os aumentos contínuos dos níveis de corrupção nos países pobres e os constantes escândalos corporativos nos países ricos. "Os aumentos contínuos nos níveis de corrupção e pobreza, que assombram muitas das sociedades do mundo, caminham para um desastre humanitário e não podem ser tolerados. Porém, até mesmo nos países mais privilegiados, onde as sanções são aplicadas de forma perturbadoramente desiguais, o combate à corrupção precisa ser enrijecido", defendeu.

O índice de combate à corrupção, divulgado anualmente, estima o grau de corrupção do sector público percepcionada pelos empresários e analistas dos respectivos países, e está organizada do menos corrupto (1º lugar) para o mais corrupto (180º), a que corresponde uma escala de 10 pontos (livre de corrupção) a zero pontos (muito corrupto).

Comentários

LIGEIRINHO disse…
A corrupção no Brasil está classificada junto a 163 países na base na percepção de corrupção entre autoridades públicas e políticos, no chamado INDICE DE PERCEPÇÃO DE CORRUPÇÃO. O Brasil caiu oito posições esse ano, comparado ao ano passado e está em 70° lugar no ranking total. E em 14° entre os países da América. Mas por que desse resultado?
O Brasil é tão grande e tão rico, porque está tão alto seu índice de corrupção?
Será que faltam leis ao combate da corrupção?

É amigo parece piada, mas é a mais pura verdade, aqui no meu lindo Brasil nós os policiais para seguir o que dita às leis... Para podermos dar combate à corrupção, nós somos obrigados e pisar nos calos dos nossos chefes.
Poderia ser pior, a rua da corrupção ser de terra e estar chovendo, uma maravilha né?
O amigo sabia que as leis penais brasileiras são o suficiente para combater a corrupção. O problema é o jeito que se aplica às leis nesses atos corruptos por parte da polícia, o que é muito mal feito aqui no Brasil infelizmente.

A corrupção existe sim e ela está por toda parte, nos bancos nas lojas nos dinheiros, nos comércios nas indústrias e nos serviços, principalmente nos séricos públicos.
Onde o agente, quase sempre eleito em voto direto, por nós, passa a fazer na vida pública o que se espera fazer na privada.
A bruxa esta a solta e a corrupção idem, ela é, infelizmente inatacável, o que está acontecendo hoje em dia e que a mídia está cada vez mais e mais denunciando os atos corruptos de deputados, prefeitos, senadores, policiais e etc.
Mas passa ao largo das do cidadão comum.
Mas o problema é muito mais do que falta de aplicações de leis penais na criminalidade, mas sim como devemos lidar com ela.
Essa é a minha, como é a sua?
Ligeirinho - São Paulo - Brasil

Mensagens populares