Terminal passageiros do novo aeroporto de S. Vicente começa a funcionar amanhã




O novo terminal de passageiros do aeroporto de São Vicente entra em funcionamento esta Quinta-feira, 25, mas apenas para operações domésticas, por enquanto. O acto será presidido pelo ministro de Estado e das Infra-estruturas, Transportes e Telecomunicações, Manuel Inocêncio Sousa.

O novo terminal do aeroporto de S. Vicente tem uma área de cerca de 11 mil metros quadrados e capacidade para receber 500 passageiros/hora, distribuído por três pisos. No piso 1 fica a secção de cargas e o terminal de bagagens, com uma área de 3.632 metros quadrados, no piso 0 o terminal de passageiros, o átrio de partidas e chegadas, check-in, recolha de bagagens, vendas de bilhetes, lojas para bancos e produtos de conveniência, bar e restaurante, com uma área de 3,865,7 metros quadrados. No espaço mais alto, piso 2, ficam os gabinetes técnicos para administração aeroportuária e os serviços operacionais das companhias aéreas, com uma área de 810,5 metros quadrados.

Até ao final da manhã de quinta-feira todos os serviços já estarão transferidos para as novas instalações. É que o voo que marca o início das operações domésticas do novo terminal de passageiros do aeroporto, proveniente da capital, está previsto para 18h50. Nas antigas instalações continuarão a funcionar a Torre de Controle, a Meteorologia e a secção de fornecimento de combustível às aeronaves.

Esta primeira fase do projecto custou cerca de 22 milhões de euros, montante financiado pela ASA, com empréstimo à Caixa Geral de Depósitos (Portugal) e o empreiteiro foi a Armando da Cunha. Numa fase posterior, o aeroporto de S. Vicente será ampliado em função da dinâmica do desenvolvimento e demanda do tráfego.

Mas a ASA, em parceria com algumas agências especializadas do sector, já está a ultimar as Cartas de Obstáculos e de Procedimentos de Navegação Aérea, o Manual de Operações Aeroportuárias e os Planos de Segurança e de Emergência para o inicio do processo de certificação às operações internacionais, junto da Agência da Aviação Civil.

Constânça de Pina
in: semana online

Comentários

Mensagens populares