Cabo Verde, aonde vamos?



O preço dos combustíveis em Cabo Verde tem subido cada vez mais. A mais recente alteração fez com que a gasolina subisse 15%, o gasóleo 10% o petróleo 21% e o gás butano 5%. É claro que as repercussões a nível de outros sectores económicos far-se-ão sentir. Haverá uma alteração no valor da inflacção, haverá alteração de preços no sector dos transportes, no fornecimento de energia e água, possivelmente em alguns bens de primeira necessidade. Enfim, um não parar de subidas.

Tudo isso numa altura em que o preço do petróleo e seus derivados atravessam um período de inflecção em baixa, com a cotação do Brent a cair cerca de 40 dólares. Segundo a ARE (Agência de Regulação Económica), “o lote importado que serve de base a esta tabela de preços foi adquirido quando os valores estavam ainda em alta”.

Pergunto agora: se os valores estivessem baixos quando foi adquirido o referido lote, qual a garantia que os preços não ficariam mais elevados caso o contexto internacional fosse o contrário do actual?

De qualquer forma os bolsos dos cabo-verdianos é que pagam tudo isso.

Comentários

Mensagens populares