Cine Club do Mindelo inicia atividades esta semana



Prometido é devido e o Centro Cultural do Mindelo cumpriu a promessa. Não em 35mm mas já podemos contar com cinema no Mindelo.

O recém-criado Cine Club do Mindelo é dado a lançado amanhã e conta já com uma mostra de cinema que vai de 24 de Março a 14 de Abril, no Centro Cultural do Mindelo.

Para começar, a sessão de amanhã proposta pelo Cine Club do Mindelo é Filhas do Vento, um filme brasileiro de 2005, do género drama, realizado do por Joel Zito Araújo.

Filhas do vento foi a primeira longa-metragem de ficção do realizador, que até então drigira documentários.

A produção do filme é de Márcio Curi, com música de Marcus Viana, fotografia de Jacob Sarmento Solitrenick, direção artística de Andréa Velloso, e a montagem de Isabela Monteiro de Castro.

Sinopse
É uma lírica história de redenção amorosa entre irmãs, mães e filhas, numa pequena cidade do interior de Minas Gerais, onde os fantasmas da escravidão e do racismo acentuam os dramas de forma sutil e poderosa.

Elenco
Léa Garcia, Ruth de Souza, Milton Gonçalves, Taís Araújo, Rocco Pitanga, Maria Ceiça, Thalma de Freitas, Zózimo Bulbul, Mônica Freitas, Kadu Karneiro, Danielle Ornelas e Jonas Bloch

Principais prémios e nomeações
Entre os principais prémios e indicações que recebeu destaca-se o Festival de Gramado, em que recebeu os prémios de melhor realizador; melhor ator (Milton Gonçalves); melhor atriz (Léa Garcia e Ruth de Souza); melhor atriz secundária (Taís Araújo e Thalma de Freitas); melhor ator secundário (Rocco Pitanga) e Prémio da Crítica.

Foi também:
- Vencedor do 8ª Mostra de Cinema de Tiradentes, MG, 2005 – Melhor Filme pelo júri popular, por Filhas do Vento.

- Vencedor do Paratycine – 2º Festival de Cinema de Paraty, RJ, 2005 – Melhor Argumento, por Filhas do Vento.

- Vencedor do Festival de Cinema de Macapá, 2005 – Melhor ator e melhor atriz, por Filhas do Vento.

- Convidado Hors Concours para o Festival de Natal 2004; Festival de Curitiba, 2004 Festival de Campo Grande, 2005; Festival de Belém, 2004; MOPAAC, Salvador, BA, 2005; Mostra de Cinema Conquista. BA, 2006; Mostra de Cinema Negro de Cuiabá, 2006.


Comentários

Mensagens populares