Augusto Nascimento apresenta "Vidas de S. Tomé segundo vozes de Soncente"




Fonte: Expresso das Ilhas

O Centro Cultural Português - Instituto Camões, Pólo de Mindelo, e a Ilhéu Editora promove hoje, sexta-feira, 7, às 18h30, na Biblioteca do Centro Cultural Português, o lançamento da obra "Vidas de S. Tomé segundo vozes de Soncente", de Augusto Nascimento. A apresentação da obra estará a cargo do Doutor Onésimo Silveira.

Nesta obra, o investigador português, através de entrevistas feitas a ex-contratados para S. Tomé, na década de 50 do século passado, tenta perceber como esses sanvicentinos viveram essa aventura e porque motivo não a representam em termos totalmente coincidentes com a ideia de uma emigração forçada.

Augusto Nascimento nasceu em Lisboa em 1959, foi cooperante em S. Tomé e Príncipe entre 1981 e 1987, é Doutor em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa e investigador no Instituto de Investigação Científica e Tropical em Lisboa. É autor de uma vasta obra sobre S. Tomé e Príncipe e sobre e emigração cabo-verdiana para esse arquipélago, O Sul da Diáspora. Cabo-verdianos nas plantações de S. Tomé e Príncipe e de Moçambique, 2003, edição da Presidência da República de Cabo Verde e O fim do caminhu longi, 2007 da Ilhéu Editora.

Comentários

Mensagens populares