Morreu Miriam Makeba



A cantora sul-africana e intérprete de Pata Pata, Miriam Makeba, símbolo da luta contra o apartheid, morreu no passado Domingo à noite em Itália. Makeba sofreu um ataque cardíaco em Castel Volturno, perto de Nápoles, após ter participado num concerto, contra a Camorra, contra o racismo e de apoio ao jornalista Roberto Saviano, ameaçado de morte pela máfia napolitana.

Miriam Makeba, nasceu em Joanesburgo a 4 de Março de 1932, e tornou-se famosa não só pelas suas canções, mas também pela sua luta contra o apartheid.

Em 1963, foi forçada a exilar-se durante o regime do apartheid, que proibiu todos os seus discos. A cantora esteve exilada quase trinta anos, só voltando à África do Sul em 1990 depois da libertação de Nelson Mandela. Nos 30 anos de exílio, Makeba viveu na Europa e nos Estados Unidos. Em 2005 abandonou os palcos com uma tournée por todos os países onde tinha actuado antes.

Miriam Makeba, que tinha 76 anos, actuou descalça durante quase meia hora no concerto em Castel Volturno, onde seis imigrantes e um italiano foram assassinados em Setembro passado. No final do concerto de solidariedade e de combate à Camorra e ao racismo Makeba sentiu-se mal vindo a falecer no hospital vitimada por ataque cardíaco.


fonte: google

Comentários

Mensagens populares