Vozes e Músicos I

Lisa Ekdahl




Local de Nascimento:Estocolmo
País de Origem:Suécia



Aos 23 anos Lisa Ekdahl tornou-se um fenómeno na sua Suécia natal com o single Vem Vet (Who Knows?), primeiro avanço para o disco de estreia homónimo. Estávamos em 1994 e o disco acabou por vender 800 mil cópias, com Lisa a receber vários prémios no seu país e em nações vizinhas como a Noruega ou a Dinamarca, incluindo a Melhor Artista da Suécia do Ano.

O contrato com a EMI não demorou, mas seria com a RCA/BMG que acabaria por editar os dois álbuns seguintes Med Kroppen Mot Jorden de 1996 e Bortom Det Blå de 1997.

Um começo em grande para a cantora que cresceu em Estocolmo e no início dos 90 começou a actuar com o trio de jazz liderado pelo pianista Peter Nordahl.

Em 1998 é altura de se estrear nas edições em inglês com When Did You Leave Heaven, o primeiro disco inteiramente de jazz e o primeiro a ter edição nos EUA, onde acaba por ser criticado pelos mais ortodoxos, que consideraram a voz doce de Ekdahl demasiado infantil para preencher os standards jazzísticos. Mas a cantora não liga e edita novo disco dedicado a este estilo de música no ano seguinte. O álbum intitula-se Back to Earth e vende mais de 40.000 cópias só na França, numa altura em que Lisa era elogiada pela imprensa de referência britânica.

Lisa Ekdahl sings Salvadore Poe é a edição que se segue abrindo novas fronteiras para a intérprete sueca, já que Ekdahl interpreta temas escritos pelo seu marido Salvatore Poe quase todos num estilo próximo da bossa nova. Este disco volta a ter sucesso na Escandinávia e na França. Seguem-se Heaven Earth & Beyond de 2002 e as edições em sueco Olyckssyster de 2004 e Pärlor Av Glas de 2006.

Com três Grammys na prateleira e oito álbuns, Ekdahl está sem dúvida nos primeiros lugares do lote das grandes vozes do lado mais light do jazz ao lado de Diana Krall, Norah Jones ou Stacey Kent.

Comentários

Mensagens populares