Leopoldina Barreto é homenageada amanhã em Lisboa

Leopoldina Barreto, escritora e pintora cabo-verdiana, nascida em 1937, na ilha de S. Nicolau e falecida há um ano, vai ser homenageada amanhã, dia 22, em Lisboa, durante um almoço no Centro de Congressos de Lisboa. Os promotores da iniciativa apelam a todos que se queiram juntar a esta homenagem para se inscreverem na Associação Cabo-verdiana dos Antigos Alunos do Ensino Secundário de Cabo Verde, em Lisboa.


Faleceu em Abril de 2007 com 69 anos, na Suécia, vítima de doença prolongada. Suécia foi o país que a acolheu durante vários anos, e onde viu seus filhos crescerem. Nos últimos anos da sua vida, depois de ter construído a casa dos seus sonhos, frente ao mar da Preguiça, Leopoldina Barreto passou a viver grandes temporadas em Cabo Verde onde se sentia mais feliz e reencontrava o calor, a luz e as cores da sua terra e em Portugal onde também viveu bem, na sua casa em Courelas da Brava, perto de Sesimbra. A artista deixara S. Nicolau em Fevereiro desse ano, com destino a S. Vicente e desta ilha para Portugal, em busca de tratamento para a sua doença.



pintura: Leopoldina Barreto


Tive a felicidade e honra de ser recebida pela Leopoldina Barreto numa estadia minha em S. Nicolau. Foi uma pessoa simples e fantástica e tinha, realmente, uma casa de sonho. Um sítio digno de um artista com alma. Lembro-me ainda hoje da minha visita e da amabilidade da Dona Leoplodina e recordo-a com muita saudade.

Comentários

Mensagens populares