Vozes e Músicos II

11:55



Katie Melua nasceu em Geogia (na antiga URSS) em 1984, crescendo sob o regime comunista na capital Tbilisi. Aos oito anos, sua família deixou Geórgia, viajando para Belfast, onde seu pai conseguira um emprego como médico cirurgião. Katie não quis desde sempre ser cantora ou compositora. Sua ambição, aos treze anos, era ser mulher política ou historiadora. “Sinceramente, pensei que conseguiria a paz no mundo… se eu conseguisse viajar pelo mundo fora.” Sua família viveu em Belfast durante cinco anos, antes de se mudar para o Sul de Londres. Depois de completar os estudos secundários integrou a Brit School, no curso de Artes onde conseguiu uma BTEC e um nível A em música.

O compositor/produtor Mike Batt visitou a escola e Katie assinou um contrato para a gravadora de Batt, Dramatico, mas continuou na Brit School para completar seus estudos, que viria a concluir, com distinção, em Julho de 2003.

Impossibilitada de assegurar um contrato com uma companhia maior, Katie decidiu lançar seu álbum “Call Off The Search” (que contém a canção The Closest Thing To Crazy) na pequena gravadora de Batt. Depois de um pequeno sucesso, seguido de uma aparição no The Royal Variety Show aos 19 anos, Katie disparou-se para o Top de Álbuns da UK e tornou-se a artista feminina mais vendida durante os dois anos seguintes. Dos seus dois álbuns (o segundo contendo o trecho Nine Million Bycicles) foram vendidos 9 milhões de cópias até então. Actualmente, Katie Melua é a artista feminina a solo mais vendida da Europa. Ela e a sua família conseguiram a nacionalidade britânica em 2005.




Os anos que se seguem são de um extraordinário sucesso, levando Katie a importantes palcos, entre os quais uma tourné pelos estados Unidos costa a costa, África do Sul por Nelson Mandela, Países Baixos, Alemanha e muito mais. Destacam-se ainda várias acções e aventuras como, por exemplo, transformar-se numa empenhada Embaixadora para a Save The Children, ter corrido a mais de 200Km/hno Grand Prix do Circuito de Silverstone, pilotado um avião, ter aprendido queda livre e paraquedismo ou ganho prémios importantes pela Europa, como um World Music Award, um Golden Camera Award e dois German Echo Award. Em Dezembro de 2007 Katie teve o seu primeiro Number One Single num dueto com seu ídolo, a experiente Eva Cassidy, entitulado What A Wonderful World, single que apoia o trabalho da Cruz Vermelha Britânica.
Outubro de 2007 viu o incontestável sucesso internacional do terceiro album de Katie, “Pictures”, um album que delicious a sua legião de fans, confirmando o status de Katie como cantora destacada e única, e marcando o terceiro capítulo de uma carreira musical destinada a ser longa e de sucesso.

O quarto album de Katie, “The Katie Melua Collection”, aos 24 anos, está a ser tocado durante sua Erena Tour que decorre desde Outubro até Novembro.


Visite o site oficial de Kate Melua: www.katiemelua.com

You Might Also Like

1 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images