Cabo Verde é exemplo na utilização de «software livre» através do JOOMLA




Um estudo realizado a nível mundial pela Comunidade Joomla Open Source aponta Cabo Verde como uma grande referência na apropriação do «Joomla Open Souce», isto é, «software livre». Graças ao software livre países em desenvolvimento como este arquipélago podem hoje ombrear com outros no uso das novas tecnologias.

Segundo uma informação do NOSi, o estudo teve como objectivo conferir a utilização e aceitação do Joomla em escala mundial, através da Web, após três anos da sua existência. A comunidade Joomla demonstra-se "surpreso ao saber que essa pequena nação estava a abraçar com bastante entusiasmo o projecto Joomla”.

Referiram ainda que na implementação do PAGE (Plano de Acção para a Governação Electrónica) e do PESI (Programa Estratégico para a Sociedade da Informação), o NOSi tem servido da plataforma Joomla para a elaboração de muitos Websites, a nível do Estado e das outras entidades.

De acordo com a comunidade Joomla é reconfortante ver que a liberdade, como na liberdade de software, está a contribuir para capacitar os países em desenvolvimento com as mesmas capacidades técnicas dos países desenvolvidos. O resultado do estudo do Joomla está disponível no seguinte endereço:

http://community.joomla.org//magazine/article/546-international-cape-verde-e-governance-society-and-joomla.html


in: asemana online

Comentários

Mensagens populares